sábado, 21 de agosto de 2010

Pai Nosso do Perdão


O Pai Nosso de cada dia (66)

Pai nosso que estais nos céus.
Meu Deus, Vós sois Pai. Quantas vezes vos considerei distante, indiferente à minha vida; um Deus juiz que criou em mim o temor e por isso afastei-me de Vós.
Perdão, Senhor, queremos aclamar-Vos, hoje, como nosso Pai e viver como Vossos filhos.

Santificado seja o vosso nome.

Chamar alguém pelo seu nome é conhecê-lo, a ele, com tudo o que faz a sua identidade e a sua personalidade. Desejar que o nome de Deus seja santificado é desejar fazer tudo para que Deus Santo seja conhecido e amado.
Perdão, Senhor, a minha vida não foi sempre luz, para que eu apontasse aos irmãos o caminho para Vós.

Venha a nós o vosso Reino.
O Reino de Deus é Cristo no meio de nós que quer que O imitemos no Seu amor ao Pai e aos irmãos. Trabalhar para que neste mundo o Reino cresça é comprometer-se a viver para Cristo e para os irmãos.
Senhor, perdoai-nos: vivemos demasiadamente à volta dos nossos problemas; o nosso egoísmo abafa em nós a capacidade que nos destes de fazer avançar o Vosso Reino.
Queremos, Senhor, comprometer-nos pelo avanço deste Reino, vivendo o Vosso Evangelho com generosidade.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Pedindo ao Pai o pão para hoje, excluímos toda a inquietação pelo futuro; manifestamos uma confiança total no Seu Amor de Pai. Pão, que é subsistência, força, coragem para prosseguir o caminho.
Perdão, Senhor, pela nossa falta de confiança em Vós; no nosso orgulho julgamo-nos capazes de transformar sozinhos o mundo; de construir a nossa vida.
Dai-nos a graça de nos abandonarmos nos vossos braços como uma criança confiante nos braços da Mãe.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
Pai, temos a certeza do Vosso perdão, o que nos tranquiliza; mas esquecemos que Vós perdoais na medida em que nós perdoamos aos irmãos e custa-nos tanto a perdoar…
Perdoai, Senhor, o não sabermos perdoar aos que nos ofendem.
Hoje, com a Vossa ajuda, abraçamos todos aqueles que nos fizeram mal e queremo-los como se nunca tivesse havido nada entre nós.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Porque somos da terra, tudo é tentação para nós; tudo nos convida a desviarmo-nos de Deus, a buscarmo-nos, a fecharmo-nos sobre nós mesmos.
Pai, perdoa a fraqueza lamentável com que escolhemos o mal, o pecado.
Tornai-nos humildes e fortes para, com Jesus, nos afastarmos de tudo o que nos leva ao mal.

Sem comentários: