quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pai nosso de Medugorje

O Pai Nosso de cada dia (57)

Pai Nosso significa que Ele Se vos entregou a vós como Pai, vos deus tudo. Sabeis que os vossos pais da terra fazem tudo por vós; ora, tanto mais o fará o vosso Pai Celeste. PAI NOSSO significa: dou-te tudo, Meu filho.

Pai que estais nos Céus significa: o teu pai da terra ama-te; mas o teu Pai Celeste ama-te ainda mais. O teu pai é capaz de zangar: Ele, não; Ele oferece-te só amor…

Santificado seja o vosso nome. Por sua vez, deves respeitá-Lo, porque Ele te deu tudo; e porque é teu Pai, deves amá-Lo. Deves glorificar e louvar o Seu nome. Deves dizer aos pecadores: Ele é Pai; sim, é meu Pai e desejo servi-Lo e glorificar apenas o Seu nome.

Venha a nós o vosso reino. Deste modo se agradece a Jesus e se pretende dizer-Lhe: Jesus, nós não sabemos nada; sem o Vosso Reino, somos fracos; se Vós não estais presente juntamente connosco o nosso reino passa, enquanto o Vosso Reino não passa. Restabelecei-o!

Seja feira a vossa vontade. Ó Senhor, fazer que o nosso reino seja derrubado; fazei que só o Vosso Reino seja verdadeiro; fazei que nós nos demos conta de que o nosso reino está destinado a cair e que, bem depressa, agora mesmo, nós admitimos que se faça apenas a Vossa vontade.

Assim na terra como no céu. Aqui, Senhor, afirma-se como Vos obedecem os anjos, como Vos respeitam; fazei com que também nós possamos ser como eles; fazei que também os nossos corações se abram e possam respeitar-Vos, como agora o fazem os anjos. E fazei também de modo a que sobre a terra, tudo possa ser Santo, como acontece no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Dai-nos, Senhor, o pão e o alimento do espírito; dai-no-lo agora, dai-no-lo sempre; que este pão se possa tornar alimento da alma, que nos alimente, que esse pão Vos santifique, que esse pão se torne eterno. Ó Senhor, nós Vos rezamos pelo nosso pão. Ó Senhor, fazei que o recebamos. Ó Senhor, ajudai-nos a compreender aquilo que devemos fazer. Fazei que nos demos conta de que o pão de cada dia não nos pode ser dado sem a oração.

Perdoai-nos as nossas ofensas. Perdoai-nos, Senhor, os nossos pecados. Perdoai-no-los porque nós não somos bons, não somos fiéis.

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Perdoai-no-los a nós, porque também nós perdoaremos àqueles a quem, até agora, não éramos capazes de o fazer. Ó Jesus, perdoai-nos as nossas ofensas, nós Vo-lo suplicamos. Vós pedis que Vos sejam perdoados os pecados na mesma medida em que vós os perdoareis aos que vos ofenderem, sem tomardes consciência de que, se os vossos pecados fossem verdadeiramente perdoados tal como vós os perdoais aos outros, seria uma coisa bem miserável. É isto mesmo que nos diz o vosso Pai Celeste em atenção às próprias palavras que vós pronunciais no Pai Nosso.

E não nos deixeis cair em tentação. Ó Senhor, livrai-nos das grandes provações. Senhor, nós somos fracos. Fazei, Senhor, com que as provações não nos levem à perdição.

Mas livrai-nos do mal. Ó Senhor, livrai-nos do mal. Fazei que, nas provações, consigamos encontrar sempre algo de bom, um novo passo na vida.

(Cf. TOMISLAV VLASIC e SLAVKO BARBARIC, Abandonai-vos inteiramente a mim, Milão, 1985, páginas 266-268).

Sem comentários: