segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Humilhar-se


Ano C – XXII Domingo Comum

O Santo Cura d’ Ars gostava muito de repetir esta história:
Um dia apareceu o diabo a São Macário.
- Tudo o que fazes faço eu também - disse Satanás ao cenobita da Tebaida -Tu jejuas, e eu não como nunca. Tu passas em vigília, e eu jamais durmo. Uma coisa, porém, há que tu fazes e eu não posso fazer.
- Qual é ?
- Humilhar-me.
A humildade é entre as virtudes, dizia o Santo Cura, o que a corrente é para as contas do rosário; rebenta-se a corrente e todas as contas caem. Tire-se a humildade e todas as virtudes desaparecem.
A humildade é a porta do céu, aquilo que nos leva ao Paraíso: quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.
É por isso que para o banquete messiânico só serão convidados os pobres, os simples, os humildes.
Aprendamos de Jesus que é manso e humilde de coração.

Sem comentários: